“Jornal da Band” exibe a série especial “Campo Minado” a partir de terça-feira (15)

(Divulgação/Band)



A partir da próxima terça-feira (15), o Jornal da Band viaja para o mais novo foco de tensões na guerra da Síria. O repórter Yan Boechat mostra na série especial de reportagens “Campo Minado” a área controlada pelos curdos que agora está sob ataque do exército da Turquia.
Nas mais sangrentas batalhas contra o Estado Islâmico, as milícias curdas foram as principais aliadas dos Estados Unidos. Agora, com a recente decisão de Donald Trump de retirar suas tropas da fronteira, os antigos aliados estão vulneráveis. A Turquia considera a milícia Forças Democráticas Sírias, liderada pelos curdos, um grupo terrorista, já atravessou a fronteira e iniciou ataques em território sírio.
         Os curdos são um povo sem pátria que vive em cidades da Síria, Iraque, Turquia e Armênia. São 30 milhões de pessoas. Yan Boechat mostra que cabe justamente aos curdos a administração de campos de prisioneiros e refugiados do Estado Islâmico. Um dos locais mais explosivos é o campo de Al-Hawl, onde vivem 70 mil pessoas. Destas, 50 mil crianças - os filhos do Estado Islâmico.
 Yan Boechat também visita Manbij, cidade onde ao menos sete forças internacionais mantêm tropas numa espécie de guerra fria onde está em jogo a nova divisão de forças do Oriente Médio. Este é o componente mais recente de uma guerra sem fim. Agora, com a região sob ataque, o temor é de que o Estado Islâmico também ressurja.
A série especial “Campo Minado” será exibida entre os dias 15 e 18 de outubro, a partir das 19h20, no Jornal da Band

:)


Comentários